Baia Formosa se encontra a 04 m acima do nível do mar e a 90 km da capital do estado, Natal. Do alto da falésia, o visual dos barcos dos pescadores ancorados na baía é a sua marca registrada. Mais ao sul, com suas ondas fortes, a praia é ideal para a prática do surfe.
Para chegar à Baia Formosa de carro, você tem 3 opções dependendo do seu ponto de partida. Partindo de Natal e seguir pela Br101, de Buggy pela orla ou partindo de João Pessoa pela BR 101.
Existem duas formas de se chegar até BF de carro, pela estrada (BR) ou pelo litoral:
Pela BR 101
Vindo de Natal, vire a esquerda 3 km após Canguaretama, ao lado do posto de gasolina. Pegue a estrada RN 062 e siga em frente por mais 17 km.
Vindo de João Pessoa, vire a direita em um posto de gasolina, 3 km antes de Canguaretama, pegue a RN 062 e siga em frente por mais 17 km.
Pela praia
Você pode vir pela praia também. Caso você decida por este percurso, é necessário que esteja com um veículo adequado como um buggy ou 4×4. Verifique sempre a tábua de marés antes de sair, pois em muitos trechos a passagem só é possível com a maré seca.
Saindo de Natal, o percurso começa pela rota do sol até Barreta, onde irá começar o percurso pelas praias. Cuidado com a maré, após 10 km, no fim da praia, na beira do rio Guaraíras, pegue a balsa até Tibau do Sul e de lá siga até Pipa pela estrada. Atravesse a cidade e siga pelo Chapadão até Sibauma. Em Sibauma pegue outra balsa e vá pelo asfalto até Barra de Cunhaú, onde deverá pegar ainda outra balsa até o outro lado do rio Cunhaú. O trecho a seguir só é possível de ser feito com a maré seca, vá pela praia por mais 10 km e pronto, você está em Baía Formosa.
Obs.: Leve algum dinheiro para a travessia nas balsas. Cada balsa costuma cobrar de 5 a 10 reais por travessia. Os preços podem ser alterados a qualquer instante. Nunca dirija pela praia se você não tiver experiência e um veículo adequado e não dirija em uma praia proibida ao trafego, pois esta pode ser berço de uma série de espécies de animais como tartarugas marinhas e aves.